nova serrana
Instituto de Geografia ufu Programa de Pós-graduação em Geografia
BOOK REVIEW
RESENHA DE LIVRO
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001. 204 p.
Lisandro Pezzi Schmidt
Docente do Departamento de Geografia
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava - PR
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia - CFH/UFSC
Este livro tem por objetivo apresentar idéias e experiências da trajetória acadêmica e profissional em administração pública da profª Ermínia Maricato. A idéia central é direcionada para alternativas de planejamento e gestão urbanos, considerando as experiências e lições vivenciadas pela autora.
A obra compõe-se de cinco textos, no qual os três primeiros constituem uma descrição da situação do meio urbano, apontando alternativas para os problemas evidenciados e os dois últimos, um direcionado para São Paulo e Rio de Janeiro e o outro sobre as contradições e avanços do Habitat
II. Partindo das características que ajudam modelar o meio urbano, principalmente das grandes metrópoles e tendo como base uma reflexão crítica o conteúdo do livro está montado para apontamento de alternativas que são encaminhadas por meio de diretrizes e pressupostos para o planejamento e gestão urbanos. O que é relevante trazer para o leitor é a rica discussão dos instrumentos urbanísticos disponíveis às administrações municipais e para quem se preocupa com as questões urbanas. Resgata-se nesta resenha trechos que julga-se como importantes indicadores para o planejamento e que devem ser utilizados à gestão urbana. Partindo dessas idéias, salienta-se uma parte do texto em que Maricato p. (62) diz: “as cidades têm um novo papel diante da urbanização crescente da humanidade, dos estreitamentos do mercado”.
No primeiro texto “Na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras”