Nova serrana
Os Neo Serranenses que, em sua maioria são imigrantes, têm como objetivo principal trabalhar, trabalhar e trabalhar o dia inteiro, para construir uma casa, comprar um carro para o filho que já estiver completando 7 anos e um sítio na região.
Fundador da cidade calçadista
Nova Serrana começou quando na época da colonização, um azteca que passava pelo local vendendo sapatos e cosméticos da Avon parou pra descansar. Na época, existiam somente algumas pirâmides atlantes por lá, mas ele gostou tanto do lugar que resolveu cercar e construir uma fábrica de calçados para ele. Por isso, no início, a cidade se chamava Cercado.
Mais tarde, através de um pacto com o tinhoso e o ACM, fez muito sucesso com seus tênis. Então ele resolveu expandir seu negócio e se mudou, mas deixou com os moradores da cidade um contrato permitindo o uso de sua marca para quem quisesse copiar. Hoje sua marca NIKE é bem conhecida e consolidada, porém, ainda não se sabe o motivo, mas o Nike produzido em Nova Serrana é encontrado somente em estabelecimentos famosos, como o Oiapoque.
A cidade tem se desenvolvido bem ao longo dos anos graças ao sistema escravagista herdado das tribos hunas e hoje conta com várias indústrias de calçado que têm uma semi-consciência, chegando a exigir tributos em sangue de seus moradores. Ela possui Divinópolis como Capital, Perdigão como sua província; e ainda luta para ser reconhecida como uma cidade Pólo Calçadista bem conceituada e bem sucedida. Nova Serrana também foi um Feudo (também chamado de brejo cidade, feudo-cidade, caipiro-feudo ou fim-de-mundo) pertencente a Divinópolis. Mais tarde, foi trocada por alguns contratos de prestação de serviço escravagista com municípios vizinhos.
Nova Serrana (Nó Serran em minerês) é a capital brasileira