Pessoas com deficiênicia
Em um dia normal você acorda, sai de casa e quando se dá conta, perde a visão. O que você faria¿ o que pensaria¿ como agiria diante desse problema se passasse a viver num local isolado, com pessoas com o mesmo problema, onde os valores e o respeito não são vistos¿ podemos considerar isto como uma epidemia, atingindo todas as classes sociais, nos fazendo perceber que sua posição na sociedade não faz nenhuma diferença, que nem as necessidades básicas são supridas e a luta pela sobrevivência é a única saída. Isso é o que mostra o impressionante filme “Ensaio sobre a cegueira”, inspirado no livro de mesmo nome de José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles.
O filme mostra uma cidade afetada por uma doença misteriosa. Um homem fica cego em pleno trânsito que consequentemente procura um médico, este é infectado pela doença assim como outras pessoas, gerando uma epidemia. Elas acabam sendo isoladas em um abrigo sem nenhuma condição de higiene e moradia, tratadas como animais irracionais, passando a viver em condições desumanas. A esposa do médico foi a única que não se contaminou , ela mostrou seu verdadeiro amor pelo mesmo e o acompanhou para o abrigo fingindo estar cega, e acabou dando suporte a todos que chegavam, mostrando imensa solidariedade. Um dos momentos marcantes, é quando as mulheres de uma das alas são obrigadas a venderem seu corpo em troca de comida, vimos nesse momento que pessoas acabam aproveitando-se de outras. Todas vão juntas mostrando que a união é importante, mas o inesperado acontece, uma delas acaba morrendo.
O filme mexe com o telespectador de tal forma que comove a todos como uma verdadeira lição de vida, mostrando claramente a necessidade que o ser humano precisa para se agrupar e enfrentar situações extremas. Nesse movimento surgem dois tipos de agrupamento, o primeiro motivado pela vontade de sobreviver, surgindo dois tipos de liderança a paternalista e a democrática: a primeira utilizada pela esposa