resenha: empresas e meio ambiente
1 Empresas e contaminação
A contaminação do meio ambiente pelas industria te incio na Revolução Industrial. Na época a poluição trouxe varias catástrofes ambientas com repercussão local, regional e global. A utilização privada do meio ambiente foi discutida pelo biólogo Garret Hardin no artigo “ A tragedia dos bens comuns”, no qual indica o destino ao qual parece estar condenado qualquer recurso que tem sua propriedade compartilhada. Com a exploração da natureza visão um beneficio privado temos impactos negativos. Isso acontece quando o gerador de externalidade não assume os custos e os transfere a terceiros na forma de contaminação ambiental. São custos ambientais que o empresario causa, mas não assume. Para si obtêm uma vantagem a curto prazo, para a sociedade o valor e negativo pois expressa na forma de esgotamento e deterioração dos recursos naturais. Na falta de incentivo capazes de induzir a internalização dos custos ambientais por parte das empresas, elas somente interromperiam a geração de contaminações quando essas externalidades ambientais negativas deixassem de gerar benefícios privados.
2 Fatores externos que induzem respostas das empresas
Existem diversos fatores que fazem com que as empresas tenham maior tendencia em diminuir a contaminação ao ambiente.
a) O papel do Estado – regulação formal
A legislação ambiental, juntamente com as instituições ambientais e as atividades de controle de contaminação realizadas por estas em todos os níveis, limitam a liberdade da empresa para contaminar.
b) A comunidade local – regulação informal
São as primeiras que sofrem as consequências da poluição, e em função disso apresentam uma capacidade de respostas mais rápidas afetando as decisões das empresas no que tange a um maior controle ambiental
c) O papel do mercado
Há um crescente aumento da consciência ambiental, que varia em função da cada mercado. Os países