Qualidade da água
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
QUALIDADE DA ÁGUA
BRENO RICARDO
FRANCISCO NETO
Belo Horizonte
Outubro de 2014
Breno Ricardo, Francisco Neto
Qualidade da água
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Sistema de abastecimento de água no Curso de Engenharia de Produção Civil, no Centro Federal de Educação Tecnológica.
Professora: Isabela Labarrere
Belo Horizonte, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
LEGISLAÇÃO 5
CLASSIFICAÇÃO 9
ENQUADRAMENTO 12
PADRÕES DE POTABILIDADE 15
PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA 18
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
INTRODUÇÃO
Para a escolha de um manancial de água para um futuro abastecimento, inúmeras variáveis devem ser levadas em conta. Dentre elas, as mais usuais são a facilidade de adução, a vazão disponível e a qualidade da água.
As questões da adução e da vazão podem ser facilmente tratadas quantitativamente, porém, a qualidade torna-se um pouco mais difícil de medir. Além disso, quando a adução e a vazão são satisfatórias, pode decorrer o fato de a bacia hidrográfica ser relativamente grande, tornando-se mais difícil a mensuração de sua qualidade.
Como os processos de tratamento das águas são caros, e há um grande risco relacionado à saúde para a população a ser abastecida, tornou-se primordial a determinação de padrões de qualidade de água, definindo as suas possibilidades de uso, potabilidade e classificações de acordo com parâmetros definidos por leis. A qualidade da água é tratada legislativamente por diferentes órgãos, incluindo o CONAMA, CNRH e Ministério da Saúde, além de leis federais.
LEGISLAÇÃO
A lei n° 9.433 de 8 de janeiro de 1997 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pode-se