Teoria neoclássica
1 INTRODUÇÃO
A organização formal é composta por cinco características básicas: hierarquia, divisão do trabalho, especialização, amplitude administrativa e racionalismo. É estruturada por três tipos de organizações: a linear baseada em uma autoridade única com base na hierarquia, linhas formais de comunicação, centralização das decisões e aspecto piramidal; a funcional com seu principio de especialização, com uma autoridade dividida, descentralização das decisões e linhas diretas de comunicação; a linha-staff que é a junção dessas duas anteriores, enaltecendo as vantagens e amenizando as desvantagens, havendo o predomínio dos fundamentos da primeira e é o mais utilizado pelas organizações. As comissões não são parte integrante das organizações, mas proporcionam a tomada de decisões em grupo no ambiente organizacional.
2 ORGANIZAÇÃO FORMAL
O que caracteriza a organização formal é a divisão do trabalho, especialização, hierarquia, amplitude administrativa e o racionalismo em que todas as pessoas pertencentes a ela devem seguir efetivamente a estrutura organizacional, diretrizes, normas e regulamentos, rotinas e procedimentos, o conjunto de cargos funcionais e hierárquicos que proporcionarão o alcance dos objetivos e o equilíbrio interno da organização.
3 ORGANIZAÇÃO LINEAR
É considerada a forma mais simples e antiga das organizações que se baseia no princípio de autoridade linear ou principio escalar o qual estabelece a hierarquia da autoridade, havendo linhas de comunicação rigidamente estabelecidas, diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre o superior e os subordinados. Sua área de aplicação é limitada, típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.
4
3.1 Características da organização linear
Possui uma autoridade única e absoluta do superior sobre os subordinados que recebem ordens exclusivamente dele, decorrente do principio da unidade de comando dotada da exigência de