TEORIA NEOCLASSICA
Na década de de 1950 ocorreu uma remodelação intensa nas teorias administrativas, devido a um crescimento intenso nas organizações. E em 1954 surgiu a Teoria Neoclássica que retoma algumas características da Teoria Classica que são revistos e atualizados dentro de um conceito moderno diante de grandes mudanças e transformações que ocorreram na época em todo o mundo. Ela é chamada também de Escola Operacional ou Processo Administrativo.
Portanto a abordagem neoclássica nada mais é do que o resgate da Teoria Classica, ou seja, representa-a porém em um novo modelo, que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas devidamente atualizada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. “A literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as funções administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações . a velha concepção de Fayol – de que administrar é prever,Organizar, comandar, coordenar e controlar – passou incólume por décadas de contribuicoes De várias abordagens e continua firme, apesar das mudanças de Conteúdo e de significado. Hoje de fala em processo administrativo: planejar,Organizar, dirigir e controlar. As funções administrativas – como palnejamento,organização,Direção e controle- são universalmente aceitas, porém sem tantos princípios prescritivos e normativos que as tornam rígidas e invariáveis.
(Chiavenato – Introdução a Teoria Geral da Administração 2003, pág. 179-180)
A teoria tem como principal referencia Peter Drucker, as teorias depois do mesmo são chamadas de modernas por ele ser conhecido como o “pai da administração moderna”. Os autores neoclássicos são ecléticos, que absorve o conteudo de outras teoriasadministrativas mais recentes.
As principais características da Teoria Neoclassica são:
1. Ênfase na prática da administração.
2. Reafirmação dos postulados clássicos.
3. Ênfase nos princípios gerais de administração.
4.