Homem e Sociedade - A formação da Identidade Cultural do Brasil no decorrer da História
Uma identidade cultural vai se formando através da assimilação entre o passado e o presente, o histórico e o moderno. Onde cada nova descoberta é um novo fator á ser processado e assimilado através da comunidades onde ela decidirá se aceitará ou regeitará completamente esse novo item.
Portanto a informação é a peça fundamental para todo e qualquer conhecimento. Quanto a questão do já sabido e do ignorado é processada, ela nos possibilita uma visão mais abrangente em relação ao que se conhecia como uma verdade já dada. Sendo á cultura um registro de um povo e ela esta sempre em processo de transformação, e segindo essa anlise á identidade cultural de um indivíduo se dá durante toda a sua existência. Conforme Castells (1999, p.22), “entende-se por identidade cultural a fonte de significado e experiência de um povo”. Todo o universo cultural é constituido através das experiências de uma comunidade e ao surgir novos contextos, surgem também novas informações com as quais a comunidade precisa lidar. A compreenção de seus valores, entender o por que e até que ponto eles são importantes, siguinifica á eterna busca do homem por sua própria identidade, que, embora esteja misturada com diversas informações do ambiente cultural, precisa ainda ser submetida á suas próprias avaliações críticas.
Castells(1999, p. 23) destaca ainda que: "a construção da identidade vale-se de matéria-prima fornecida pela história, geografia, biologia, instituições produtivas e reprodutivas, pela memória coletiva e por fantasia pessoais, pelos aparatos de poder e revelações de cunho religioso.
A porcentagem de identificação de um sujeito com a cultura em que ele está inserido depende de como ele esta envolvido com essa cultura. Tais experiências diferenciam cada indivíduo, permitindo uma seleção pessoal dos valores gerais de sua comunidade. O legado cultural é parte determinante no modo de proceder do homem, é uma