Fisica
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Erros e Medidas
Equipe:
Aminadabe Héber Da Silva
Elvis Saraiva De Lima
Caruaru/PE, 4 de Dezembro de 2014
Erros e Medidas
Equipe:
Aminadabe Héber Da Silva
Elvis Saraiva De Lima
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Experimental 1 do curso de Física-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco.
Prof.(a) _________________________
Caruaru/PE, 4 de Dezembro de 2014
Resumo
As medições realizadas na bola de gude; na pilha; no cilindro e na esfera de metal, serviram para mostrar que de acordo com a precisão do instrumento de medição utilizado, e a própria forma de manuseá-lo para medir, é possível diagnosticar erros existentes em cada medida. Além disso, o processo de fabricação, e a precisão do equipamento utilizado para confecção de cada um dos objetos que foram medidos, geram imperfeições em suas medidas.
Palavras-chave: Medir; instrumentos; fabricação e confecção.
1. Introdução
É comum ao ser humano o ato medir, comparar-mos formas; tamanhos; distâncias. No entanto, ao realizar uma medição, devemos observar e estar-mos atentos a alguns aspectos que darão maior exatidão aos valores obtidos durante o procedimento de medição.
Observando esses aspectos, é possível evitar e reduzir algumas medidas imprecisas. Com tudo, por maior que seja a cautela do experimentador durante arealização do experimento, sempre existirá uma desconfiança em relação aos valores encontrados.
A essa desconfiança, dá-se o nome de erro.
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivos Gerais
Estudo de Erros e Medidas; e Propagação de Incertezas, a partir de medições realizadas na bolinha de gude; pilha; esfera e cilindro de metal, com os devidos instrumentos de medição (Paquimetro;