Estudo de caso
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2006/02
1 APRESENTAÇÃO
Neste trabalho será abordado um caso de um cliente que apresenta diagnóstico médico de Insuficiência Cardíaca (ICC), a qual relata suas limitações físicas, descreve sua história e informa seus sintomas atuais.
Será descrito sobre esta patologia, a definição de ICC, suas principais manifestações clínicas, avaliação diagnóstica e tratamento. Assim como relataremos um sumário de situação do cliente em estudo, os mais importantes diagnósticos de enfermagem voltados para as necessidades individuais do cliente.
O presente estudo foi desenvolvido no Hospital Santa Rita durante o estágio curricular em hospital geral no período de 14 de agosto à 27 de setembro de 2006, no setor clínica médica deste hospital, onde foi possível aplicar a assistência de enfermagem sistematizada.
2 INTRODUÇÃO
A insuficiência cardíaca congestiva (ICC), frequentemente referida como insuficiência cardíaca, é a incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para satisfazer às necessidades de oxigênio e nutrientes por parte dos tecidos. O termo "insuficiência cardíaca congestiva" é mais comumente empregado em referência à insuficiência esquerda ou direita. Embora a incidência e a taxa de mortalidade da doença coronariana estejam diminuindo, o contrário é verídico para a ICC. Da mesma maneira que com a doença coronariana, a incidência de ICC aumenta com a idade.
O interesse por este tema surgiu enquanto estudante de enfermagem do estágio curricular em Hospital Santa Rita em Palmeira dos Índios, onde foi encontrado um paciente interno na clínica médica com diagnóstico de ICC. Decidiu-se investigar e analisar o assunto, enfocando sobre tudo as condutas do enfermeiro diante da doença.
É mais comum a insuficiência cardíaca ocorrer com distúrbios do músculo cardíaco que resultam em diminuição das propriedades contráteis do coração. As condições subjacentes comuns que levam à