Jefs
Publicado em 29 de novembro de 2010 por Luiz Piovesana
Se existe uma verdade absoluta sobre empreendedorismo é que sem dinheiro nenhuma empresa do universo sobrevive. Seja dinheiro de vendas, de investidores, de empréstimo ou da família, não importa – se a empresa não tem fundos pra pagar as contas no fim do mês, o negócio não continua.
Em novas empresas a possibilidade de ficar sem dinheiro é ainda maior, porque ao mesmo tempo em que os novos empreendedores precisam construir sua estrutura pra se estabelecer, eles têm poucos clientes e, normalmente, o investimento inicial é pequeno. Por isso, um planejamento financeiro muito bem feito é essencial para que a empresa não fique sem capital de giro (termo bonito pra saldo positivo suficiente pra bancar seus gastos) e consiga não só sobreviver, como também crescer.
Um bom planejamento financeiro te deixa dormir tranquilo. Espalhe essa ideia
Fazer um bom planejamento financeiro vai além de saber só como o dinheiro entrará e como será gasto; ele deve refletir também as prioridades da empresa e ser levado à risca. Aqui naEmpreendemia nós sempre levamos nossas finanças muito a sério e juntamos 3 lições bastante importantes sobre lidar da melhor forma com o suado dinheiro que entra (e sai) na sua empresa:
1- Monte diferentes cenários
Conseguir prever exatamente o volume de vendas é algo bastante complicado, ainda mais para empresas novas. Prever os gastos é algo um pouco mais fácil. Porém, sem saber se você vai ter dinheiro, como saber como você vai gastar?
Pra isso, a dica é montar diferentes cenários de gastos. Por exemplo, aqui no Empreendemia nós temos 3 cenários: 1. o survival - nele gastamos somente o que garante nossa respiração e nada mais. 2. o ideal – nesse cenário conseguimos nos manter e investir em coisas focadas no crescimento/bem estar da empresa, como novos equipamentos, aumento de salários etc.