Apostila
FATORES E ELEMENTOS CLIMÁTICOS E SUA INFLUÊNCIA NA OBTENÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA VEGETAL.
INTRODUÇÃO
Inicialmente, precisamos entender que a Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.
Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada.
COMO O CLIMA EXERCE SUA INFLUÊNCIA
O clima influencia o tipo de agricultura e de pecuária na medida em que algumas plantas desenvolvem-se mais rapidamente em certas temperaturas e com uma determinada quantidade de água (chuva), o mesmo ocorre com a pecuária, além disso, o clima determina a vegetação existente e as possíveis pragas de uma determinada região.
Atualmente com as novas técnicas, o clima tornou-se menos influente, porém ainda é relevante na escolha da cultura ou do animal a ser criado.
1) INFLUÊNCIA DO CLIMA NA AGRICULTURA
1.1) Radiação Solar
É de vital importância, pois é essa energia que vai acionar o sistema agrícola, como qualquer outro ecossistema, determinando as características térmicas do ambiente, principalmente as temperaturas do ar e do solo, a duração do dia ou fotoperíodo; a fotossíntese (processo básico de produção de alimentos na natureza), e o fotoperiodismo, resposta dos vegetais à luminosidade.
Na fotossíntese os raios visíveis são os mais eficientes, apesar