O avanço do cristianismo no império até 100 capítulo 6 / com os bispos e diáconos
Capítulo 6 / Com os bispos e diáconos
A igreja existe em dois níveis; invisível (eterno, bíblico, divino) e visível (organização institucional temporal, histórica, humana). A igreja como instituição foi desenvolvida pelos apóstolos sob a direção do Espírito Santo. Toda instituição necessita de liderança e quando vai ganhando crescimento é necessário dividir as funções e especializar a liderança para que possa funcionar correta e eficientemente. Também é necessário criar uma liturgia para os cultos e conquistar a qualidade de vida e assim o cristão passa a fazer parte de um organismo e organização.
1 – Governo da Igreja.
Os primeiros passos da administração eclesiástica foram dados por Cristo ao escolher os 12 apóstolos, que foram os primeiros líderes da igreja nascente, e os apóstolos criaram outros cargos, guiados pelo Espírito Santo. Os novos oficiais tinham que ter subordinação ao Espírito Santo e uma chamada do mesmo para o ofício e uma chamada externa adquirida pelo voto democrático da igreja e ordenação ao ofício pelos apóstolos, sendo assim não implicava em uma hierarquia piramidal como na igreja católica. Tanto os oficiais quanto os membros da igreja eram sacerdotes e tinham acesso livre a Deus através de Jesus. Esses oficiais eram divididos em dois grupos, os carismáticos e os administrativos.
1.a – Oficiais Carismáticos
Foram escolhidos por Cristo através do Espírito Santo para liderarem a igreja e dotados de dons espirituais, suas principais responsabilidades eram proclamar e zelar pelo evangelho. Paulo os dividiu em, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Os apóstolos foram testemunhas desde a vida até a ressurreição de Cristo. Esses oficiais exerceram funções que depois foram exercidas por vários oficiais quando os apóstolos foram incapazes de cuidar da rápida expansão da igreja primitiva.
Lucas descreve Pedro como sendo o principal dos apóstolos, sendo o primeiro a fazer uma