ITIL Resumo
O uso da TI (Tecnologia da Informação) nas organizações tem se tornado, a cada dia, mais expressivo, suportando a execução dos processos e/ou estratégias do negócio, colocando assim a TI no centro da atenção das empresas. Porém, à medida que o uso da TI aumenta e uma vez que mais componentes seus operam em paralelo, consequentemente sua complexidade cresce e passa a ser necessária uma adequada gestão do ambiente de TI. Esta gestão tem como objetivo um atendimento mais qualificado e ágil aos clientes, sejam eles internos ou externos, com a garantia de continuidade do negócio e o também o alinhamento às estratégias da organização. No mesmo sentido, a preocupação com práticas de Gestão de Serviços de TI (GSTI) que reduzam o risco das operações e garantam a sustentabilidade e a continuidade das organizações tem sido cada vez mais observada.
A governança corporativa é a criação de uma estrutura que determina os objetivos organizacionais e monitora o desempenho para assegurar a concretização desses objetivos. Alinhada a esta, a governança de TI se refere à estrutura de relações e ao processo de tomada de decisão em TI, como as decisões de investimento e de priorização. Este tipo de governança pode influenciar significativamente o desempenho da empresa por meio da criação de valor para o negócio e do gerenciamento balanceado do risco com o retorno do investimento.
O aumento da complexidade da TI, combinado com a exigência crescente de disponibilidade e continuidade, passou a exigir recursos especiais para seu controle, gerenciamento e manutenção, enquanto a necessidade de gerenciamento provocou a busca por sistemáticas e práticas para viabilizar o gerenciamento de um ambiente de TI. Para isso, as organizações aplicaram a TI regras análogas a outros serviços, iniciando o movimento para a qualificação dos serviços prestados pela TI, chamado de GSTI.
A percepção dos fatores essenciais de