Apostila de Eletricidade
9º ano Ensino Fundamental.
Prof. João Nonato
Aula 1 – Introdução a Eletricidade.
A eletricidade está presente nas nossas vidas, em nosso cotidiano, em praticamente tudo o que fazemos como, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada, quando utilizamos a televisão, etc.. O estudo dessa parte da física se faz necessário, pois ajuda a compreender os inúmeros fenômenos que estão ligados ao nosso dia-a-dia. A todo o momento o ser humano se relaciona com fatos da natureza e o seu modo de viver depende da eletricidade e dos aparelhos elétricos modernos.
Mas afinal da onde vem a corrente elétrica?
Na ilustração abaixo temos a configuração básica de um átomo, e é o movimento ordenado de seus elétrons livres que constitui o que nós chamamos de corrente elétrica.
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Os prótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo.
Corrente Elétrica.
Determinados materiais, quando são submetidos a uma fonte de força eletromotriz ou tensão elétrica (U), permitem uma movimentação sistemática de elétrons de um átomo a outro, e é este fenômeno que é denominado de corrente elétrica. Pode-se dizer, então que cargas elétricas em movimento ordenado forma uma corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor. A corrente elétrica é representada pela letra ( i) e sua unidade fundamental é o Ampère (A) Condutor percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i.
Para calcularmos a intensidade de corrente elétrica constante que atravessa o