Eletrônicos embarcados em aeronaves
Na avião em geral são utilizados instrumentos essenciais para a navegação aeronáutica.
Esses instrumentos tornam seguro o voo pois a maioria dos mesmos não dependem de sistemas elétricos, se tornando assim menos suscetíveis a erros.
Alguns instrumentos básicos para navegação:
- Tubo de pitot:
É um instrumento utilizado para a medição de velocidades de escoamentos, tanto internos quanto externos, para líquidos ou gases.
Constituição e funcionamento:
Consiste basicamente num tubo orientado para o fluxo de fluido a medir, que utiliza os conceitos básicos de pressão estática e dinâmica.
Pressão total (ou de estagnação ) = pressão estática + pressão dinâmica (taquicarga)
A pressão estática, isto é, a que não depende do movimento, pode ser recolhida por detectores adequados, chamados de (piezômetros) ou ser obtida a partir de um tubo que envolve o primeiro no sentido coaxial e possui orifícios laterais perpendiculares ao movimento(este tubo também é chamado tubo de Prandtl).
Por segurança os tubos de pitot tem um sistema de aquecimento para evitar o congelamento, pois a formação de gelo obstrui os orifícios do tubo, podendo causar a perda de alguns parâmetros essenciais para a navegação.
Tubo de pitot, fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_Pitot
1.2 - Indicador de velocidade:
Fonte: Manual para formação de piloto privado Aeroclube de Brasília.
O velocímetro tem o seu princípio de funcionamento baseado nas pressões estáticas e de impacto captadas no tubo de pitot. A pressão de impacto é levada por um tubo até o interior de uma "cápsula aneróide"(n para medir pressão atmosférica) agindo nela de dentro pra fora. A pressão estática é conduzida por um tubo até a caixa do velocímetro agindo de fora para dentro(parte externa da cápsula). Quando a aeronave está parada em relação ao ar, as pressões nos dois tubos tem mesmo valor e o ponteiro indica zero. Se a aeronave se