Computação Embarcada
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS II
COMPUTAÇÃO EMBARCADA
PEDRO CORDEIRO DO AMARAL JÚNIOR
Recife-PE
Abril/2014
INTRODUÇÃO
O avanço da tecnologia é tamanho, hoje a necessidade é grande de se incorporar um sistema eletrônico para diversos produtos, sejam eles eletrodomésticos e eletroeletrônicos que passam a ser mais eficientes com o uso de tais tecnologia. O uso de componentes digitais tais como microprocessadores e microcontroladores é comum, trazendo a possibilidade de sistemas mais complexos.
A tendência é que sinais analógicos sejam processados como sinais digitais, e se tratando de sinais digitais segundo De Micheli existem três classes básicas de sistemas digitais: emulação e sistemas de prototipação, sistemas de computação de propósito geral e sistemas embarcados o qual iremos falar.
A computação embarcada estuda os computadores embutidos que são encontrados nos mais diversos equipamentos eletroeletrônicos, tais como, máquinas de lavar roupas, televisores, celulares, automóveis e outros. Esses dispositivos embutidos executam aplicações bem específicas e normalmente o usuário não percebe que está usando um computador. Nessa área, um dispositivo muito utilizado é o microcontrolador, que é um tipo de microprocessador construído objetivando-se auto-suficiência ("computador em um chip") e melhor custo-benefício. Estima-se que uma residência de classe média contenha um ou dois equipamentos com microprocessador e uma a duas dezenas de equipamentos com microcontrolador. A programação dos microcontroladores pode ser realizada em linguagem de baixo nível (assembly) ou de alto nível (geralmente em "C") e requer conhecimentos sobre os recursos disponíveis no dispositivo.
1 COMPUTAÇÃO EMBARCADA
Os primeiros computadores digitais produzidos na década de 40 eram