Sistemas Embarcados
Informática para Internet
Julio Cesar
Leandro Rodrigues
Lucas Gama
Vitor Hugo
Sistemas Operacionais Embarcados
Guarulhos / São Paulo
17/04/2014
Julio Cesar
Leandro Rodrigues
Lucas Gama
Vitor Hugo
Sistemas Operacionais Embarcados
Trabalho solicitado pela disciplina de
Sistema Operacionais, sob Orientação da Professora: Marta Cardoso.
Guarulhos / São Paulo
17/04/2014
SUMÁRIO:
1 HISTORICO
Os primeiros sistemas embarcados Foram Incicialmente desemvolvidos para guiar misseis, mas o primeiro reconhecido foi o Apollo Guidance Computer, desenvolvido por Charles Stark Draper (Engenheiro responsavel pelo sistema de navegação do foguete). O computador de guia, que operava em tempo real, era considerado o item mais arriscado do projeto Apollo.
1.1 Visão Geral Um sistema embarcado ou sistema embutido é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. A principal diferença é que, ao contrário de um PC, eles se limitam a executar bem uma única tarefa, de maneira contínua e, na maioria das vezes, sem travamentos e panes.
Em geral tais sistemas não podem ter sua funcionalidade alterada durante o uso. Caso queira-se modificar o propósito é necessário reprogramar todo o sistema.
A interconectividade e interoperabilidade são dois fatores-chave que vêm ganhando importância em relação aos sistemas embarcados. Com o advento dos computadores pessoais e das redes de interconexão, tanto locais quanto globais, como a Internet, os sistemas embarcados estão deixando de serem projetados como dispositivos isolados para se tornarem parte dessas redes de modo a facilitar a troca de informações para atingir objetivos comuns ou simplesmente facilitar seu controle à