Sistemas embarcados
História O que são Sistemas Embarcados? Exemplos e Aplicações Arquitetura Conceitual Implementação de Projetos Futuro dos Sistemas Embarcados
HISTÓRIA
Décadas de 30 e 40:
Primeiros computadores possuíam funções específicas. Apollo Guidance Computer (AGC) – Considerado o primeiro Sistema Embarcado Moderno.
Décadas de 60 e 70:
HISTÓRIA
AGC montado no painel de controle da Apollo.
Interface do AGC
HISTÓRIA
Autonetics D-17 – Computador guia do míssil Minuteman - Primeiro Sistema Embarcado produzido em massa. Desenvolvimento da Indústria de CI’s. Um NAND que custava $1000 passou a custar $3.
HISTÓRIA
Décadas de 70 e 80:
Surgimento e expansão dos primeiros Microprocessadores e microcontroladores. Redução dos custos / aumento do poder de processamento e funcionalidade.
Décadas de 90 até os dias de hoje:
HISTÓRIA
Alguns processadores foram e ainda são amplamente utilizados, como o Z80 (8 bits), Motorola 68000 (16 bits) e os chips ARM (32 bits), em video-games, DVDs, Palms, injeção eletrônica, etc.
O QUE SÃO SISTEMAS EMBARCADOS?
Conceito inicial:
Um sistema embarcado, ou sistema embutido, é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Difere de outros sistemas computacionais, como os PCs e os supercomputadores.
O QUE SÃO SISTEMAS EMBARCADOS?
Um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas pré-definidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado à tarefas específicas, pode-se otimizar o sistema reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
O QUE SÃO SISTEMAS EMBARCADOS?
Devido aos constantes avanços na tecnologia e a queda nos custos de implementação tanto de componentes de software como hardware, a definição de Sistemas Embarcados está em aberto.
Alguns sistemas, como celulares, Palms, PDAs