Itil, cobit
1. O que é ITIL?
O ITIL, Information Technology Infrastructure Library, é uma metodologia criada pela OGC - Office of Government Commerce do governo inglês que descreve os processos necessários para gerenciar a infraestrutura de TI de forma eficaz visando garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos. Hoje é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente
2. Por que usar o ITIL?
O ITIL fornece um método comprovado para o planejamento de processos, papéis e atividades comuns, com a referência apropriada de um para o outro e de como devem ser as linhas de comunicação entre eles. Dessa forma, é possível reduzir os custos de tecnologia e melhorar o desempenho e a performance dos ativos da tecnologia e da área de TI como um todo.
Além disso, o ITIL é de domínio público, portanto, suas práticas podem ser livremente adotadas tanto por empresas públicas quanto privadas.
3. O que é COBIT?
O COBIT, Control Objectives for Information and Related Technology, é um modelo utilizado, internacionalmente, como um instrumento (de fomento) da Governança de TI, contendo práticas e técnicas de controle e gerenciamento, a fim de auxiliar na preparação para auditorias, acompanhamento/monitoramento, a avaliação dos processos de TI e, finalmente, auxiliar no alcance de metas na organização.
4. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT. (não é para listar os processos!)
O domínio intitulado como “Planejamento e Organização” contém as diretrizes planejadas para a área de TI. O domínio “Aquisição e Implementação” descreve como as diretrizes planejadas serão aplicadas na prática. A “Entrega e Suporte” lista as práticas de TI relacionadas aos clientes e manutenção dos serviços. E o domínio “Monitoração” supervisiona todos os domínios anteriores.
5. Fazer análise e emitir um parecer comparativo entre o ITIL e o COBIT, citando vantagens e