Cobit e itil
Cobit é uma metodologia criada para organizar, otimizar e informatizar os processos de uma entidade. Utilizando-se de 4 etapas para testar a estratégia da organização, torna extremamente eficaz, preciso e correto o conjunto de informações obtidas através deste sistema. A estrutura de Cobit consegue atender de forma revolucionária às necessidades de uma instituição já que, além de fornecer dados e relatórios sobre a situação da empresa, o sistema se auto-verifica, identificando possíveis falhas durante a geração da atividade.
Enquanto Itil é um sistema inteligente e flexível, o qual visa atender às necessidades de seus usuários. Procura informar a melhor solução para determinadas situações da entidade. Este sistema assimila a informação e busca estruturar o processo que melhor se encaixe no processo em questão. O sistema de Itil baseia-se em gerir e alinhar as atividades e transações de seus seguidores.
Governança em TI
Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):
“é o sistema pelo qual as sociedades (empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”
A necessidade de se ter uma política de Governança se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das organizações, concorrência e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de capital, ou seja, o fato das empresas