Itil e cobit
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI) é uma coleção de melhores práticas para a gestão de serviços em TI. Ele não é uma metodologia, e cada empresa pode adaptar o uso dessas práticas ao seu contexto e momento. Essas práticas estão descritas em cinco livros, e fornece as recomendações das melhores práticas para que os serviços oferecidos pela TI sejam bem planejados, executados, mantidos e melhorados. Dessa forma a TI será mais efetiva, satisfazendo clientes e usuários.
2. Por que usar o ITIL?
Porque com o ITIL a TI deixa de ser uma fonte de despesas e problemas e passa a ser um gerador de valor na corporação, alinhando-se ao negócio. Ele também permite que a empresa estabeleça níveis de maturidade, não sendo necessária a implementação por completo. Porque ele fornece as melhores práticas para que os serviços oferecidos pela TI sejam bem planejados, executados, mantidos e acima de tudo, melhorados, e assim satisfazendo os clientes e usuários. As melhores práticas do ITIL também possibilitam uma gestão mais eficiente da Infra-estrutura e dos serviços prestados, maior controle nos processos e menores riscos, maior qualidade no serviço prestado, redução de custos de TI, além de propiciar uma comunicação rápida e dirigida, e ainda flexibilizar a gestão de mudanças.
3. O que é COBIT?
O Cobit (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework, ou seja, um leque de diretrizes que tem como propósito apoiar os gestores e os profissionais no controle e gerenciamento dos processos de TI de forma lógica e estruturada, tendo como foco o relacionamento entre os objetivos de negócio alinhados com os objetivos de TI. O Cobit é um modelo usado internacionalmente como instrumento da Governança de TI, e contém práticas e técnicas para controle e gerenciamento para auxílio nas auditorias, acompanhamento/monitoramento e avaliação dos processos de TI, de forma que