Itens de verificação e itens de controle
Itens de verificação e itens de controle
Itens de Verificação e Itens de Controle
Itens de verificação 1 – A quantidade dos ingredientes que irão compor a mistura
Itens de verificação 2 - Temperatura e Tempo do processo de Pasteurização
Neste processo a temperatura é elevada continuamente até atingir a temperatura de pasteurização. Normalmente a pasteurização pode ser lenta (68°C por 30 minutos, rápida (80°C por 25 segundos), vacreação (90°C por 1 a 3 segundos ou ultra-rápida (138°C por 4 segundos). Isso ajuda a dissolver os ingredientes, bem como para matar todos os organismos patogênicos.
Itens de verificação 3 - Temperatura e Pressão do processo de Homogeneização.
O processo de homogeneização contribui largamente para a textura do sorvete. A partir desse processo defini-se a densidade desejada do produto. A temperatura de homogeneização varia entre 68-77°C e a pressão de homogeneização pode variar entre 140 a 210 kg/ cm2, conforme o teor de gordura, a viscosidade desejada.
Item de controle 1- Densidade da mistura após a Homogeneização
Após o processo de homogeneização é fundamental que se verifique a densidade da mistura de sorvete. Isso se deve a grande importância da densidade apresenta na qualidade final do sorvete.
Itens de verificação 4- Temperatura de Resfriamento e Densidade da mistura.
Após a homogeneização, a mistura é resfriado a cerca de +4°C por equipamentos similares aos refrigeradores de leite, para evitarem o crescimento de microorganismos e uma viscosidade excessiva.
Itens de verificação 5 – Tempo e Temperatura de Maturação do sorvete.
A textura e corpo do produto tornam-se mais suaves, a resistência à fusão é aumentada e o batimento torna-se mais fácil. O tempo máximo recomendado para o período de maturação é de 24 horas com a temperatura de +4°C.
Itens de verificação 6 – Temperatura e Tempo de Congelamento.
A mistura de sorvete é congelada em congeladores de um único lote ou em