relatório engenharia de processos
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia Química
Engenharia Química: uma Engenharia de Processos
Nome: Gabrieli da Silva Souza
Professora: Augusta Maria P. Schuch
Disciplina: Introdução à Engenharia Química (DEQ – 1004)
Santa Maria, fevereiro de 2013..
Introdução
A Engenharia Química é uma profissão voltada aos tempos atuais, em que a inovação e a melhoria constante de processos e produtos são de fundamental importância para a sobrevivência das organizações. O engenheiro químico influencia diretamente o processo das indústrias, por isso deve atuar com responsabilidade e encontrar um caminho que preserve os resultados da empresa, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente.
Processos Industriais
Os Processos Industriais são procedimentos que envolvem passos químicos ou mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens, geralmente em uma considerável escala.
Este tipo de processo é economicamente praticável de ser usado em grandes quantidades pela sociedade em comparação com os processos mais artesanais, ou seja, a produção é feita com materiais mais baratos, tornando-o, praticamente, uma "commodity".
A produção de um material específico, contudo, pode envolver mais de um tipo de processo. Desta maneira, os processos industriais podem resultar tanto em produtos desejados finais quanto em sub-produtos, muitos dos quais são tóxicos, perigosos, ou de difícil tratamento posterior para serem eliminados. São, certamente, muito poucos os processos que são "auto-contidos", permitindo o total aproveitamento de seus subprodutos e pouquíssimo tratamento de seus sub-produtos e resíduos
Este tipo de processo é de grande importância para a produção, embora também tenha relativa presença em diversos outros ramos de produção. Por exemplo, ele é