Isolamento da cafeína do chá
A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) pertence a família dos alcaloides xantínicos, que são compostos heterocíclicos contendo átomos de nitrogênio nos anéis, é um pó branco cristalino muito amargo, não tem cheiro, estável a variações de temperatura e pH, possui alta solubilidade em água e em determinados solventes orgânicos, e constitui aproximadamente 5% do peso das folhas de chá.
[pic]
Figura 1: Fórmula da cafeína.
A cafeína é um estimulante cardíaco, respiratório, diurético e nervoso, e por isso é utilizada em diversos medicamentos. Quando ingerida em excesso é considerada com um efeito dopante, mas se consumida em grande quantidade é tóxica. É considerada a substância psicoativa mais consumida no mundo, e causa dependência física e psicológica por agir nos receptores do sistema nervoso central.
A destilação sob vácuo por evaporador rotativo é usada na remoção rápida de grandes quantidades de solventes voláteis, sob pressão reduzida, de uma solução. Sendo assim, baseia-se em uma destilação sob vácuo, no qual o ponto de ebulição das substâncias são elevados; a rotação do frasco de destilação aumenta a taxa de remoção do solvente.
O sistema é composto de trompa d’água como fonte de vácuo, banho-maria para aquecimento, o balão contendo a solução é acoplado à aparelhagem de destilação através de um tubo de vidro que gira a uma certa velocidade; e assim que se aplica o vácuo e o aquecimento, o solvente é evaporado, condensado e recolhido no balão do evaporador rotatório. Essa destilação é geralmente empregada em folhas e ervas com o objetivo de extrair essências e aromas destas.
A cromatografia em camada delgada nesse caso foi utilizada para identificar componentes em uma mistura comparando-o com o padrão. Nessa técnica a fase líquida ascende por uma camada fina da sílica sobre a lâmina de vidro. Quando a lâmina de camada fina é colocada verticalmente em um recipiente fechado que contém uma pequena quantidade de