Yyyyyy
O biólogo alemão Ludwing von Bertalanffy elaborou no final da década de
1950 uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos, etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar é denominada Teoria Geral dos
Sistemas e coloca que os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.
A Teoria Geral da Administração passou então por uma ampliação do enfoque desde a abordagem clássica, onde seus três princípios dominantes desde o início deste século, o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo, foram substituídos na Teoria Geral dos Sistemas pelo expansionismo, pensamento sintético e a teleologia.
1.1 Sistema: Conceito e Hierarquização
A TGS pretende estudar os sistemas globalmente e envolvendo todas as interdependências de suas partes. Essa teoria fundamenta-se em três premissas básicas: a)Os sistemas existem dentro de sistemas: cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. b)Os sistemas são abertos: são caracterizados por um processo de intercâmbio infinito com o seu ambiente para trocar energia e informação.
c)As funções de um sistema dependem de sua estrutura: cada sistema tem um objetivo ou finalidade e que constitui o seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente. Conceito de Sistemas •Visão de sistemas ou abordagem de sistemas: visão do problema como um todo.
•O problema básico que a TGS focaliza é a formulação de leis universais da organização de sistemas. Um