Biomecanica
RESUMO
Redigido após o término do trabalho.
INTRODUÇÃO
Este estudo ergonômico e biomecânico pretende retratar a real situação do posto de trabalho em uma máquina de embalagem, e procurar apontar disfunções, procurando resgatar as soluções técnicas e/ou administrativas para neutralizar os efeitos por vezes danosos aos trabalhadores de uma unidade produtiva, com uso moderado de mão de obra de movimentação/manipulação e operação de máquinas de concepção leve e diversificada, quanto aos movimentos podem representar riscos de natureza aos trabalhadores.
A empresa que servil como base do estudo, tem como atividade principal à fabricação de remédios em cápsulas, compridos, injetáveis e pomadas para o consumo humano, recebendo a matéria-prima e beneficiando-a para comercialização.
O lay out das áreas produtivas é funcional, onde as máquinas e equipamentos estão distribuídos de forma a contribuir favoravelmente para o fluxo de produção. A compartimentação das áreas produtivas atualmente não permite condições de facilidade de acesso de pessoas e movimentação de materiais e trânsito de equipamentos necessários as várias etapas da produção, pois houve um crescimento rápido da empresa, em relação á área construída.
As funções relacionadas com as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores da empresa, especificamente área fabril, se caracterizam por trabalhadores de formação multidisciplinar que operam as diversas linhas e seus respectivos equipamentos e fazem rodízios de tarefas similares em todas as linhas.
Após analisarmos alguns postos de trabalho, resolvemos trazer como objeto de estudo um maquinário chamado Vertopack, onde existem grandes queixas quanto ao manuseio da mesma.
METODOLOGIA
A metodologia empregada para elaboração deste estudo, levou em consideração não apenas a legislação em vigor, mas também alguns aspectos ligados à literatura atual existente. Para tanto, como