Extração de cafeína a partir do chá preto
Unidade Curricular: Química Orgânica Experimental I
Experimento 1: Extração de cafeína a partir do chá preto
Marlon Augusto Profeta de Almeida
Raony Bronzatto Garcia Fernandes
Diadema, 17 de Dezembro de 2012.
Introdução:
A cafeína é um composto químico encontrado em algumas plantas como o café, o guaraná e a erva mate. É classificada como xantina, uma classe do grupo dos alcaloides, que são compostos derivados de plantas e que possuem átomos de nitrogênio em sua estrutura, que conferem caráter básico ao composto. São alcaloides, também, a cocaína e seus derivados.
Os estudos sobre a cafeína são direcionados na investigação de suas propriedades e como o composto atua no sistema nervoso central, uma vez que é comprovada a toxicidade da mesma, sendo uma das drogas psicoativas que causam dependência mais utilizadas pelas pessoas no mundo. Atualmente sabe-se que a cafeína age em diferentes partes do sistema nervoso, causando diferentes reações, desde a diurese acentuada à irritabilidade e ansiedade.
(1,2)
O isolamento de compostos orgânicos a partir de plantas é objeto de estudos de inúmeras áreas como a farmacobotânica e amplamente empregado em disciplinas experimentais. Entre tais experimentos, um largamente utilizado é a extração da cafeína a partir de folhas de chá mate, que emprega as principais técnicas de purificação, extração e isolamento de compostos orgânicos. Desta forma, o objetivo deste experimento residia na extração da cafeína das folhas de chá mate utilizando as técnicas de refluxo, extração líquido-líquido, filtração sob pressão reduzida e filtração simples.
Materiais e Métodos:
O tópico materiais e métodos se encontra em anexo na forma de fluxograma.
Resultados e Discussões:
O experimento resultou em uma massa de cafeína de 163,5 mg, extraídas de
12,5 g de folhas secas de chá preto. Esta massa resultante corresponde a um rendimento de 1,31%, que está de