Educação infantil
“Criando e Brincando”
RECORTE TEMÁTICO: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM SUCATA”
TURMAS: Berçário e minimaternal
ANO LETIVO: 2012
AREAS CONTEMPLADAS:
Linguagem Oral;
Artes;
Movimento;
Música;
Matemática;
Natureza e Sociedade.
DURAÇÃO: 2° Semestre
APRESENTAÇÃO
A brincadeira é uma linguagem natural da criança. A escola deve fazer com que a brincadeira esteja presente desde a educação infantil.
É através das brincadeiras que a crianças se expressa e se torna ativa, criativa, tendo mais oportunidade de relacionar-se com os outros.
Brincando a criança desenvolve suas potencialidades através do comprarar, analisar, nomear, medir, associar, calcular, classificar, conceituar e criar.
Os brinquedos e as brincadeiras priorizam as vivencias lúdicas criando possibilidades de encantamento, onde o criar, o imaginar e o fantasiar estejam presentes no cotidiano.
JUSTIFICATIVA:
Consideramos que o ato de brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, oferecendo a oportunidade de a criança ser criança, compartilhar de situações, socializar experiências, desenvolver autonomia expressividade e criatividade.Porém, a escola, muitas vezes é o único espaço onde a imaginação, a descoberta são favorecidas de forma a possibilitar a aquisição, organização e vivencia de experiência que assumem esta intencionalidade.
O contato direto com materiais favorecem o reconhecimento das diferentes sensações, cores, formas, além de ampliar o contado social com pessoas e com o mundo que a cerca, contribuindo também para o fortalecimento de aspectos positivos e negativos da vida, trabalhando o amadurecimento psicomotor, a definição de normas e limites, alem da vida solidariedade.
Relembrando que brincar é um direto fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve