relatorio cafeina
Química Orgânica Experimental – QMC5230
Experiência nº 8 – Extração da Cafeína
.
1 – INTRODUÇÃO A cafeína (alcalóide), substância orgânica nitrogenada ou “azotada”, de caráter básico, pertence à família das xantinas e considerada um dos estimulantes mais antigos (sua utilização como estimulante é anterior a invenção da escrita). Apresentam efeitos fisiológicos pronunciados no sistema nervoso central (SNC), é solúvel em água e pode ser extraída da erva- mate, do chá preto e outras fontes de origem vegetal. A cafeína esta presente na composição de muitos alimentos, cerca de sessenta espécies de plantas e é a droga mais consumida em todo mundo.
O conteúdo de cafeína de folhas de chás preto depende da variedade, da região de onde foi plantado o chá, do clima, na maioria das vezes uma xícara de chá contém aproximadamente 25mg de cafeína.A ação biológica da cafeína inclui estimulação cardíaca e respiratória, bem como efeito diurético, ela estimula a ação muscular e relaxa a artéria coronária.
2 – OBJETIVOS
Extração da cafeína em folhas de chá preto com aplicação dos métodos e técnicas de extração sob o enfoque da aprendizagem prática. 3 – METODOLOGIA
Aplicação das técnicas de extração sólido - líquido (chá - água) e líquido – líquido (água – hexano), utilizadas para o isolamento de produtos naturais, com utilização de água quente e carbonato de cálcio, funil de separação da fase aquosa com cloreto de metileno, destilação simples, evaporação em capela, purificação e de recristalização com tolueno e éter de petróleo, cálculo de rendimento e determinação do ponto de fusão.
3.1– Estrutura e Fórmula Molecular da Cafeína
1,3,7-Trimetilxantina;fórmula Molecular: C8H10N4O2;peso Molecular: 194,19 g/mol; ponto de Fusão: 238° C; solubilidade em água: 1-5 g/100 mL ato C; aparência: sólido, pó, branco.
– Equação de formação do Salicilato de Cafeína
4.- PROCEDIMENTO