Inversão da pirâmide organizacional
Módulo: Módulo 5 (item 8.2.2)
Fórum: NVMKSEAD_T0086_0414
Título: Abordagem sobre inversão da pirâmide organizacional no Brasil
Aluno: Antony Waldir Corrêa
Disciplina: Marketing de Serviços-MGM04
Turma: GE61 – SJCampos/SP
Introdução
O trabalho elaborado tem o objetivo de contribuir com Fórum: ”Inversão da pirâmide organizacional”.
É fundamental abordar esta metodologia, pois segundo Lawler a maneira como uma empresa se organiza é, potencialmente, uma fonte importante de vantagens competitivas.
De acordo com os artigos disponibilizados no ambiente online: “Decisão que vem de baixo”, “Falta de mão de obra, Sobram trabalhadores”, “Empresas estão importando mão de obra”, entre outros, gostaria nas próximas linhas de abordar meu o ponto de vista sobre o tema.
Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins
A falta de mão de obra qualificada está diretamente relacionada aos investimentos em educação no nosso país.
O investimento em educação precisa melhorar muito. Hoje o Brasil continua tendo falta de mão de obra qualificada, onde sobram trabalhadores.
Segundo o artigo UOL educação, “O Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”.
Certamente, se não houver maiores investimentos em educação, continuaremos tendo mais trabalhadores e menos mão de obra qualificada, além da necessidade de buscar profissionais em outros países.
A prestação de serviços ruins é somente um reflexo de uma população que em sua maioria não adquiriu uma boa formação acadêmica.
Para ganhar competitividade no setor de serviços, é necessário muito mais investimento do governo em educação.
Falta de uma cultura, nas empresas de serviços no Brasil, que aceite a opinião dos