Inversão da pirâmide organizacional
Aluno:
Disciplina: Marketing de Serviços Turma: Gestão de Pessoas
Introdução
A postura hierárquica na estrutura tradicional adotada, ainda por algumas empresas brasileiras, devem ser readaptadas, ou mesmo modificadas, pois a inflexibilidade do sistema piramidal pode desfavorecer a comunicação entre seus funcionários e clientes.
A mudança para o modelo de inversão piramidal, deve fazer com que os colaboradores sintam-se inseridos no contexto da gestão, e assim fiquem motivados para um atendimento eficiente e de boa qualidade .
Sendo assim, as empresas poderão, além de identificar as necessidades de seus clientes, também conquistar uma reconhecida posição de destaque no atual mercado competitivo.
Um fator importante e que deve ser refletido é a questão referente a qualificação profissional do funcionário. Por desalinhamento das propostas educacionais, e mais o fator sócio-cultural, a mão de obra qualificada no Brasil está escassa. E, essa falta de qualificação, afeta consideravelmente as empresas em nosso país. Por essa razão é necessário, que a empresa investa na capacitação profissional de seus funcionários para garantir a manutenção de um atendimento de qualidade a seus clientes.
Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins
Segundo Márcio Pochmann, embora haja um déficit de mão-de-obra qualificada, em algumas áreas, há também a demanda. E, por essa razão é necessária uma adequação, e treinamento para que as qualificações profissionais fiquem adequadas ao perfil atual da indústria brasileira.
A mão de obra qualificada no Brasil está cada vez mais difícil e no entanto sobram trabalhadores. E essa falta de qualificação, afeta consideravelmente as empresas em nosso país. Essa conclusão foi confirmada pela pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Com o intuito de melhorar essas condições muitas empresas já estão adotando uma postura ativa, no sentido de