USO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
CONCEITOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
De acordo com NBR 10004:2004 os resíduos sólidos podem ser calssificados como: Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Sendo que nessa nomenclatura foram incluídos os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
É comum definir como resíduos sólidos todo e qualquer resíduo que resulte das atividades diárias do homem na sociedade (Lima, 2001).
Schneider et Al, (2004) amplia o conceito de resíduo a tudo quanto é gerado como conseqüência não desejada de uma atividade humana e, em geral, de qualquer ser vivo. Esta definição pode ser simplificada como sendo o conjunto de resíduos resultantes das atividades humanas e dos animais domésticos.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) fica caracterizado como resíduos sólidos qualquer coisa que o proprietário não quer mais, em certo local e em certo momento, e que não apresenta valor comercial, corrente ou percebido.
O entulho é constituído de restos de praticamente todos os materiais de construção (argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, etc.). No entanto, pode-se afirmar que a maior fração de sua massa é formada por material não mineral (madeira, papel, plásticos, metais e matéria orgânica) Zordan (1997).
TIPOS DE RESÍDUOS
Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas (domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde) ou aqueles