Engenheiro
Camila R. S.*;
Lukas T.**
Resumo - Uma das desvantagens da construção civil são os resíduos de construção e demolição (RCD), que na maioria das vezes não possuem uma destinação correta. Algumas partes desses resíduos, como por exemplo, os agregados, podem ser reutilizados na parte de pavimentação, nas camadas de base e sub-base. Outro material que também não possui uma destinação adequada são os pneus usados, que na maioria das vezes ficam em aterros sanitários, ao ar livre, acumulando água e ajudando na proliferação de doenças. Também podem ser utilizados para pavimentação de estradas, na parte do concreto asfáltico, ou seja, revestimento do pavimento. Em pavimentação, estes materiais já são utilizados de maneira separada. Com isso, foi realizado um estudo desses materiais em separado, encontrando os benefícios de reutilizá-los e tirá-los do meio ambiente e também cada comportamento ao ser incorporado a um novo pavimento, para futuramente juntá-los e então concluir se podem ou não ser utilizados em conjunto, comparando-os a um pavimento tradicional.
Palavras – chave: resíduos de construção, pneus, pavimentação, reutilização.
1. Introdução
Tendo em vista o grande consumo de matérias primas, e consequentemente, um grande descarte das mesmas após serem utilizadas, se faz necessário estudar novos métodos para preservar essas matérias primas naturais e dar destino a estes resíduos, principalmente aos da construção civil (RCD).
O processo de reciclagem de RCD é realizado em usinas de reciclagem de resíduos de construção civil (URRCC) onde passam por uma triagem, excluindo madeira, plástico e metal que são direcionados a outras empresas do setor de reciclagem. Em seguida obtém-se o agregado reciclado, resultado do resíduo britado e classificado conforme sua granulometria. A aplicação do agregado reciclado se dá atualmente em base e sub-base de pavimentação, devido ao grande volume absorvido e a facilidade de