Resposta Evolução
MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Mestranda: Luana Gabriela Lenhard
Avalição do Módulo II
QUESTÃO Nº3
Em se tratando de processo Evolutivo, é difícil nós seres humanos avaliarmos, se fomos nós que nos determinamos como os mais aptos, os mais desenvolvidos e únicos providos de inteligência.
Darwin muito conhecido pela sua teoria de seleção natural, em que os mais aptos sobrevivem e assim disseminam seus traços favorecidos pelas populações, não utilizava o termo Evolução como sendo uma descendência com modificação, procurando não dizer superior ou inferior ao se referir a um outro organismo. Se determinada espécie está bem adaptada ao seu meio ambiente da mesma forma que nós estamos, como podemos dizer que somos superiores? (GOULD,1999)
Lamark acreditava que as espécies se transformavam em outras ao longo do tempo. E que as espécies herdavam caracteres adquiridos no processo evolutivo. Ou seja um gene que tenha se desenvolvido devido a uma necessidade de adaptação e que determinou uma evolução dessa espécie, nas próximas gerações esse gene já estaria nas espécies seguintes. Isso se deve porque alguns genes têm efeitos mais abrangentes que influenciam o organismo como um todo, e não apenas características individuais, de forma que uma mudança nesses genes-chave talvez produzam uma grande divergência entre duas espécies. Uma mudança no gene regulador pode acarretar efeitos profundos no organismo todo. (GOULD, 1999)
Talvez isso explica porque muitas espécies possuem uma genética global muito parecida, mas comportamentos e formas bem diferentes. Podemos relacionar homens e chimpanzés, uma incansável batalha, pois, nossa má vontade em aceitar a continuidade entre nós mesmos e a natureza, nossa busca ardente por critérios que afirmem nossa singularidade. Deixando de ser um simples debate sobre a evolução, hoje em dia as pessoas instruídas aceitam a continuidade evolutiva entre homens e macacos. No