Materiais betuminosos e impermeabilizantes
1. DEFINIÇÃO
Materiais betuminosos são associações de hidrocarbonetos sol úveis em bissulfeto de carbono.
São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões:
Asfaltos: são obtidos através da destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo.
Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral.
O alcatrão praticamente não é mais utilizado em pavimentação desde que se determinou o seu poder cancerígeno. Além disso, apresenta pouca homogeneidade e baixa qualidade para ser utilizado como ligante em pavimentação.
Atualmente há a total predominância do ligante proveniente do petróleo na pavimentação, com o abandono do alcatrão. Dessa forma fica aceitável a utilização dos termos betume e asfalto como sinônimos.
1
2. PROPRIEDADES
Densidade
Dureza
Viscosidade
Ponto de Amolecimento
Ductilidade
Ponto de Fulgor
Betume Total
Destilação
Desemulsibilidade
Densidade: Permite avaliar o teor de impurezas do material e controlar a uniformidade de propriedades.
Dureza: Propriedade que “caracteriza” os materiais betuminosos.
Viscosidade: Resistência a deformação de um fluído, sob ação de uma força, determina a consistência ou fluidez dos materiais betuminosos fluidos: os deluídos ou emulsionados.
Ponto de amolecimento: Ponto onde o produto amolece ou fluidifica. Informa também a sensibilidade do material à temperatura.
Ductibilidade: É a propriedade do material de suportar grandes deformações sem ruptura. Caracteriza a resistência à tração e à flexibilidade do CAP. Quanto mais dúctil, maior a flexibilidade. Para os materiais betuminosos, a ductilidade é a distância em cm que um corpo de prova padronizado se alonga até a ruptura, quando submetido a tração.
Ponto de Fulgor : Consiste na determinação da temperatura para a qual uma amostra de produto asfáltico começa a liberar gases inflamáveis. É