MAteriais Betuminosos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
JANAINA SILVA HASTENREITER
JÉSSICA COUTINHO CASER
MATERIAIS BETUMINOSOS
VITÓRIA - ES
2014
FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
JANAINA SILVA HASTENREITER
JÉSSICA COUTINHO CASER
MATERIAIS BETUMINOSOS
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de Construção do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira – MULTIVIX, como requisito para avaliação. Orientador: Professor Wandercleinton da Silva Cardoso.
VITÓRIA - ES
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os materiais betuminosos são um dos mais antigos materiais datados na história. Ele foi utilizado inclusive na Mesopotâmia e na Arca de Noé. Porém, só em 1909 que iniciou-se o uso do betume derivado do petróleo, o que o tornou um material de baixo custo e fez com que o seu uso aumentasse consideravelmente.
Atualmente, o betume mais comum é o asfalto, que é utilizado em pavimentação, pinturas industriais de proteção e para impermeabilização. Porém, os materiais betuminosos não proveem necessariamente do asfalto. Ele possui outras formas de obtenção através dos alcatrões, piche e breu. Diferenciar, classificar e caracterizar essas formas de obtenção dos betuminosos é o objetivo desse estudo.
2 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Os materiais betuminosos são aqueles compostos por betume, um aglomerante orgânico, que pode ocorrer na natureza ou ser obtido por processo industrial, composto por hidrocarbonetos de massa molecular elevada e completamente solúvel.
Estes materiais podem ser classificados por possuírem as seguintes características: são adesivos e aglomerantes que dispensam o uso da água; são hidrófugos (repelem a água); são facilmente fundidos e solidificados; são termoplásticos que não possuem ponto de fusão, amolecendo em temperaturas variadas; não interagem quimicamente com os agregados minerais