Segurança do trabalho
Curso: Logística
SEGURANÇA DO TRABALHO
Professor: Jorge Leal Data: 30/09/14
Introdução:
Como o próprio título diz, é uma constante preocupação a segurança e a saúde do trabalhador, pois registram-se diariamente acidentes de toda ordem que afetam essas duas situações, cuja importância no momento passa desapercebida, vindo causar problema no futuro, seja quanto ao trabalho desenvolvido pelo empregado na empresa, seja quanto aos custos deles resultantes, diretos e indiretos. Quanto aos primeiros, às vezes são observados por estarem frente às atividades diárias na empresa e da empresa, porém quantos aos últimos, pouca importância se lhes dão, isso porque os resultados danosos só irão aparecer no futuro e daí, normalmente, remediam-se. Não se pode mais sustentar políticas desse naipe na atualidade, embora se saiba que ocorrem e com frequência entre esses atores – empregados e empregadores. E o pior, em acontecendo, o reflexo atinge a sociedade como um todo, a começar na família do empregado e a terminar na Previdência Social, seja ela pública ou privada. Essas perdas ou esses prejuízos pouco ou quase nada são observados e levados em consideração, a fim de amadurecerem ideias e posturas para evitá-los no amanhã.
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa,