Materiais Betuminosos
Introdução
Materiais Betuminosos
Conceito: Materiais betuminosos são misturas de hidrocarbonetos pesados obtidas em estado natural ou por diferentes processos industriais, com consistência variável, de sólida a fluída, e com poder aglomerante, impermeabilizante e resistente a álcalis e ácidos, mas solúveis no bissulfeto de carbono (CS2). São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões.
Asfaltos: são obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo.
Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral. O alcatrão praticamente não é mais utilizado em pavimentação desde que se determinou o seu poder cancerígeno. Além disso, apresenta pouca homogeneidade e baixa qualidade para ser utilizado como ligante em pavimentação. Atualmente há a total predominância do ligante proveniente do petróleo na pavimentação, com o abandono do alcatrão. Dessa forma fica aceitável a utilização dos termos betume e asfalto como sinônimos.
Histórico:
Emprego remonta à Pré-história – Material de ocorrência natural;
Aglomerante e impermeabilizante;
Arca de Noé calafetada com betume – citação bíblica;
Torre de babel – tijolos de barro assentados com betume– citação bíblica;
Jardins Suspensos da Babilônia – impermeabilizados com asfalto;
Preparação das múmias – materiais de base alifática eram predominantes;
Utilizadas em embarcações fenícias e na construção das pirâmides;
Primeiras estradas na França, EUA e Inglaterra – Século XIX. Em suma: 3000 a.C.
1800 d.C.
Obtenção: Os primeiros asfaltos ocorriam na natureza e eram encontrados em camadas geológicas, ora como “argamassas” moles e prontamente utilizáveis, ora como veios negros duros e friáveis de formação rochosas. Estes passaram a ser conhecidos como asfaltos naturais e foram