MATERIAIS BETUMINOSOS
-HISTÓRICO
-DEFINIÇÃO
-COMO SÃO OBTIDOS
-TIPOS
-CARACTERÍSTICAS
- MATERIAIS BETUMINOSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
- MATERIAIS MAIS COMUNS
HISTÓRICO
Usos históricos de betume pelos humanos podem ser rastreados até oito mil anos com a sua presença em várias ferramentas de Neanderthal. O uso pelos humanos deste material está datado já em 5000 a.C.
Uso de betume varia de acordo com contextos geográficos e sociais, no entanto, foi historicamente utilizado para tarefas como impermeabilização, construção civil, bem como a composição de ferramentas mais complexas que exigiam algum elemento de ligação. Acreditava-se também que o betume foi utilizado no processo de mumificação no Egito, servindo como um tipo de conservante.
A história da utilização do betume em construção de vias, reporta-se aos anos 2.600 – 2.400 a.c, quando foram construídas as Pirâmides do Egito. Algumas estradas construídas na antiguidade merecem ser citadas devido a sua importância , na época, não só para o comércio de mercadorias como também para o desenvolvimento das culturas da Índia, China e Ásia, como é o caso da Estrada da Seda e a de Semíramis.
Toda a tecnologia destas construções estavam baseadas na utilização de um material com poder aglutinante, o betume.
DEFINIÇÃO
Materiais betuminosos são misturas de hidrocarbonetos solúveis no dissulfeto de carbono, que é um produto complexo de natureza orgânica de origem natural ou pirogênica, cujo componente principal é o betume. São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os
TIPOS
-Asfaltos: são obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo.
- Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral.
- Betume: mistura de hidrocarbonetos pesados, de consistência variável, com poder aglutinante e impermeabilizante, sendo o betume o