Gestão de Marketing - Pirâmide organizacional
Atividade: Posicionamento Critico Individual
Título: Validade da prática da inversão da Pirâmide organizacional
Aluno:Wanderson Bueno de Almeida
Disciplina:Marketing de Serviços
Turma: GE 58-NVMKSEAD_T0074_1013
Introdução
A estrutura organizacional de uma empresa afeta diretamente a maneira como esta atua no mercado e consequentemente seu resultados.
As estratégias modernas de atuação das empresa levam em conta as necessidades dos clientes trazendo esta necessidades para dentro das empresas, mas é necessário traduzir esta necessidades para a cultura da empresa e promover a integração dos empregados á esta cultura.
Empregados mais produtivos são os que mais se identificam com a cultura da empresa e com seus objetivos. Segundo Gil (2001) 1 é necessário desenvolver estratégias para atrair e manter colaboradores com essas características.
No artigo publicado na Revista Eletrônica de Administração (Online) 2 vemos a importância da cultura organizacional no processo de qualificação da mão de obra.
Na Pirâmide organizacional invertida o cliente é colocado no topo da mesma e logo abaixo vem os encontros de serviços ou seja , funcionários, recursos físicos , Tecnologia da informação e sistemas operacionais, e na parte inferior da Pirâmide fica a alta administração
Neste modelo de estrutura organizacional a média gerência desempenha um papel importante onde ela tem o contato tanto com os clientes como com os encontros de serviço permitindo assim identificar as oportunidades estratégicas para satisfazer o cliente, superar a concorrência, atender as necessidades dos stakeholders e também promover um maior nível de integração interna da empresa.
Este modelo acima descrito se contrapõe ao modelo antigo onde a alta administração fica no topo da pirâmide e o cliente não esta incluso nesta estrutura.
Justificativa
O crescimento do setor produtivo fez aumentar a demanda por profissionais com uma qualificação mais especifica. A