Endomarketing uma ferramenta de planejamento e gest o Completo
Gabriela Gonzaga Marcelo
Graduanda do curso de Engenharia de Produção
Centro Universitário de Itajubá gabrigonzaga@hotmail.com Itajubá – MG
Otavio Braga de Oliveira
Graduando do curso de Engenharia de Produção
Centro Universitário de Itajubá delega_21@yahoo.com.br Itajubá – MG
Paulo Henrique Paulista
Professor e Coordenador do curso de Engenharia de Produção
Centro Universitário de Itajubá paulohpaulista@gmail.com Itajubá – MG
Resumo
O Endomarketing é um processo gerencial desenvolvido em resposta a demandas complexas de gestão empresarial, normalmente é utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações. No entanto o endomarketing é a única estratégia de gestão que visa o cliente interno, fazendo-o merecedor de todos os esforços no intuito de conquistá-lo e motivá-lo. Não há como dissociar o endomarketing da noção de motivação, pois sua prática está diretamente ligada ao engajamento do colaborador. O Endomarketing começa com a noção de que os empregados compõem o primeiro mercado interno para as organizações. Durante os últimos quinze anos, o conceito de marketing interno ou Endomarketing emergiu primeiro, na literatura de marketing de serviços e, depois, na gerência de serviços. (GRÕNROOS, 1995, p.278).
Palavras-chave: Endomarketing, Funcionários, Motivação, Revisão Bibliográfica.
1. INTRODUÇÃO
O Endomarketing vem sendo apresentado como uma alternativa moderna para aumentar o comprometimento dos empregados com os objetivos das organizações. Mais que salários ou benefícios, o segredo está principalmente na forma como as pessoas percebem aquilo que a empresa oferece em troca de seu trabalho. São as pessoas, que através de suas decisões e atitudes no trabalho, traduzem ao mercado tudo aquilo que a empresa é ou pretende ser.
A busca pelo sucesso empresarial tornou-se uma batalha diária entre as organizações. Segundo Cerqueira (1994, p.51), Endomarketing: