Introdução motivação
A motivação é uma força particular e interior que se modifica a cada momento, que faz com que o indivíduo se direcione com forte intensidade e persistência para seu objetivo. Em outras palavras a motivação é um impulso interno que leva a ação a fim de chegara a um objetivo. O estudo da motivação atende a busca de princípios que nos auxiliem porque seres humanos e os animais em determinadas situações escolhem, iniciam e mantém determinadas ações. A motivação vem dos motivos que estão ligados ao que você quer para a vida inteira ou para determinado momento, seus motivos podem estar ligados a outras pessoas, mas ainda assim é uma busca pessoal, pois tem certo significado para você. A motivação pode ser analisada de duas perspectivas diferentes: como impulso e como atração. Ver o processo motivacional como impulso quer dizer que instintos e pulsões movem o indivíduo à ação. No entanto a atração, esta que age com sua força, que como o próprio nome pressupõe atrai, ou seja, puxa você a um determinado objetivo. Pode-se afirmar que ambas as perspectivas se complementam e ainda ajudam a explicar a complexidade do comportamento humano.
Outro conceito que influenciou o estudo da motivação foi a diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivo da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. Contudo não se deve dizer que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a motivação intrínseca do interior da pessoa, pois a motivação é sempre fruto entre a pessoa e o ambiente.
O psicólogo Kurt Lewin foi um dos primeiros teóricos a propor que o comportamento humano é uma função da pessoa e do ambiente. Segundo Lewin, o fim ou o objetivo de um comportamento possui para a pessoa uma determinada valência, que desenvolve a partir da tensão interna gerada por uma necessidade e de qualidades do objeto ou das