Qualidade iso
A qualidade e suas normas surgem da necessidade de padronização (uniformidade) dos produtos e serviços, sendo essencial devido ao crescente aumento de trocas comerciais trazidos pela globalização, assim devem oferecer produtos e serviços com qualidade de padrão mundial, com isso sugiram os ISO.
Os padrões ISO são acordos documentados contendo especificações técnicas e outros critérios precisos para serem usados constantemente como regras, guias, ou definições de características, para assegurar que materiais, produtos, processos e serviços estejam de acordo com os seus propósito.
IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NO SÉCULO XXI
A gestão da qualidade tem uma longa história. Analisando a situação no início do século XX. Naquela época, os Estados Unidos já eram uma nação industrialmente desenvolvida. Seus métodos fabris provinham, em grande parte, dos países europeus que colonizaram a América do Norte.
A gestão da qualidade era basicamente informal, embora estruturas formais pudessem ser encontradas nas grandes fábricas. Nestas, os gerentes de produção e supervisores eram responsáveis pelo atendimento das especificações da qualidade. Artesãos habilidosos controlavam seu próprio serviço e garantiam a qualidade do que produziam. Supervisores e artesãos eram usados para treinar operários não capacitados e verificar o resultado de seu trabalho. Logo depois a atividade de verificação passou a ser desempenhada por inspetores em tempo integral.
Neste século, era raro uma empresa apresentar um departamento voltado à qualidade. Havia inspetores específicos, mas eles estavam espalhados pelos diversos departamentos de produção. Apenas em algumas grandes organizações existiam departamentos de inspeção final e testes, que se reportavam, normalmente, ao superintendente da produção ou ao gerente da fábrica.
A qualidade veio se torna ainda mais importante no século XXI, muitos programas de qualidade foram implementados e é crescente o número de pessoas que reconhecem a