Sistema de qualidade iso
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
A sigla "ISO" (International Organization for Standardization), organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos eserviços. A isso 9000 se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente. Para isso os órgãos certificadores conferem a certificação ás empresas ou processos ou serviços que atendam os requisitos da norma, atestando que estas cumpre que está disposto na mesma
Requisitos do ISO 9000 A norma ISO é composta por vinte requisitos:
Responsabilidade da administração: requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida. Alem disso quer se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema de qualidade.
Sistema da qualidade: deve ser documentado na forma de um manual e ser implementado.
Análise crítica de contrato: os requisitos