Confiabilidade do sistema de qualidade - iso 9000
1. Identificação 3
1.1. Aluno 3
1.2. Orientador 3
1.3. Título provisório 3
1.4. Área de concentração 3
2. Resumo 3
3. Abstract 4
4. Introdução 4
5. Objetivos 5
6. Justificativa 6
7. Conclusão: 8
9. Cronograma 9
10. Bibliografia 9
1. Identificação
1.1. Aluno
Eliane B.S. Pantoja Silva - R.A : 0822511
1.2. Orientador
Profº Ms. Edison Valentim Monteiro.
1.3. Título provisório
Confiabilidade do Sistema de Qualidade – ISO 9000.
1.4. Área de concentração
Qualidade..
2. Resumo
Com a globalização, aumentou a concorrência e o mercado passou a conviver com um novo tipo de cliente, o exigente, e sobretudo interessado na qualidade. E o nível da qualidade são pontos fundamentais para se manter no mercado.
Nesse sentido a ISO - Internacional Organization for Standardization , que tem como propósito desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional entre cliente e fornecedor.
A qualidade de bens e serviços cada vez mais se torna uma variável fundamental para a capacidade competitiva, ou seja, para que uma empresa consiga melhorar e manter a sua competitividade é necessário que ela coloque produtos de qualidade e que estes produtos sejam gerados através de um processo produtivo que também tenha qualidade. Deve antes de tudo buscar a satisfação do cliente, garantindo a preferência aos produtos, portanto, a longevidade dos negócios da empresas. De outro lado, deve-se procurar garantir a eficiência durante a produção, reduzindo os custos e conseqüentemente, elevando a produtividade e a lucratividade da empresa. Vale lembrar que somente empresas realmente competitivas conseguirão sobreviver às pressões do mercado globalizado tornando-as cada vez mais líder de mercado. A ISO 9000 aliada a outras ferramentas de gestão, melhoram o controle da empresa em termos de organização e normatização.
Com isto há a necessidade das empresas de terem um