Certificações ISO
ISO 14000
SASSMAQ
ISO
Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional que teria como objetivo a facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais (ISO, 2008). Tal organização foi denominada International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para a Padronização (ISO). (SELEME et.al., 2008, p.137) Trata-se de uma organização não governamental com sede em Genebra, na Suíça, da qual fazem parte 163 países. Tem por finalidade criar padrões universais para determinados produtos, serviços ou sistemas. (MELLO, 2011, p.170) O Brasil é representado, na ISO, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
No Brasil, a tradução e a edição das normas ficam a cargo da ABNT. Por isso, as normas brasileiras, embora comumente chamadas apenas ISO, têm o nome ABNT NBR ISO. NBR significa Norma Brasileira. Na ABNT, quem cuida das normas relativas à qualidade é o Comitê Brasileiro da Qualidade, conhecido como ABNT/CB-25.
O objetivo geral das normas é garantir que produtos e serviços tenham embutidos em suas características os padrões desejáveis com relação à qualidade, ao meio ambiente, à segurança, à eficiência, à confiabilidade e a capacidade de substituição com custo adequado economicamente.
ISO 9000
As Normas Série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9000 descreve os fundamentos dos sistemas de gestão e a terminologia a ser usadas neles. Sua última atualização data de 2005. Não tem por finalidade a certificação, mas sim dar apoio a ISO 9001. (MELLO, 2011, p.170)
Os principais pontos da ISO 9000 referem-se aos princípios da gestão da qualidade, como: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para gestão, melhoria