A arte holandesa
ARTE HOLANDESA NO BRASIL
LONDRINA
2011
ARTE HOLANDESA NO BRASIL
Discente: Nayra Coronado Gil Docente:
Londrina
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho ira mostrar um pouco sobre arte Holandesa no Brasil, quem há trouxe, suas influencias, características, um pouco de seu contexto histórico e algumas coisas que achei interessante para nosso conhecimento sobre essa arte.
A ARTE HOLANDESA NO BRASIL
Os holandeses chegaram ao Brasil, mas especificamente em Pernambuco em 1630, e ficaram até o ano de 1654, quando foram expulsos do país. O conde holandês Mauricio de Nassau promoveu grandes mudanças em Pernambuco, coma construção de jardins, lagos e um palácio para sua melhor acomodação. Desde então já vemos que houve mudanças com a chegada dos holandeses em nosso país.
Mauricio Nassau trouxe com ele para o Brasil um grupo de pintores, arquitetos, teólogos e escritores.
Um dos arquitetos foi Pieter Post que projetou a cidade de Mauricia, construída em 1639 a gosto do conde Mauricio Nassau, e também os palácios e prédios administrativos.
Dois dos seis pintores que vieram foram Frans Post e Albert Eckhout, eles pintavam paisagens, representavam fauna e a flora registrando temas ilustrativos para o conde. Faziam pinturas livres de preconceito e superstição e retratavam até temas profanos, pois eles não eram católicos e aqui eles não tinham a proibição, como em Portugal, Forma os primeiros artistas do Brasil e da América a representar dessa maneira. E através de suas pinturas podemos conhecer os elementos sociais e naturais do nordeste brasileiro do século XVII