Introdução a liderança e motivação
Liderança é um tema que vem encantando o mundo há muito tempo, devido ao fato de o mundo organizacional necessitar de líderes para a condução bem sucedida das organizações.
Liderar representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e à competitividade.
A liderança não é resultado de traços de personalidade, estilos de conduta de indivíduos e grupos. O fenômeno liderança compreende pessoas que lutam por uma causa e mobilizam outras através de uma paixão, ou um componente afetivo forte que demonstram ao reunir esforços para fazer de sua causa uma realidade.
O cenário sócio-econômico em que nos encontramos não respeita fronteiras geográficas ou individuais, apenas requer que se possua múltiplas habilidades de natureza comportamental e técnica e, ainda, espera-se que cada colaborador na sua esfera de atuação saiba lidar com a subjetividade da natureza humana.
Adquirir competências de liderança é, pois, um desafio de desenvolvimento pessoal e de carreira, e um fator de sucesso para os profissionais e para as organizações.
Na sociedade do conhecimento e da competição global, os empregados despertados em sua consciência de produção pessoal e social tem a capacidade de utilizar mais frequentemente, o potencial de talento e de vontade que existe no sentimento de responsabilidade e cooperação. E é isso que quase sempre faz a diferença.
Conceituando liderança
Poucos termos suscitaram tanto debate em torno de sua definição como liderança. Algumas transformações culturais mobilizadas pela ação de líderes levaram estudiosos a criar definições de liderança.
Sobre a liderança, Bennis (1996), citado por Vergara (2000) diz: “ela é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer. É uma capacidade de exercer influencia sobre indivíduos e grupos”.
Lideres são aqueles que se destacam, atraindo pessoas em torno de um objetivo comum. Ele age mobilizando esforços para