Religião
Budismo e Islamismo
Budismo:
[pic]
A. Quem é o fundador, ano da fundação e lugar? O fundador da religião budista foi o príncipe gautama, conhecido como BUDA. Fundou o budismo por volta do século V a.C. no nordeste do subcontinente indiano.
B. Contar a história e a vida do Sidarta ( BUDA)? Sidarta Gautama, foi um príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual e fundou o budismo. Gautama não estava familiarizado com os ensinamentos religiosos dominantes do seu tempo até que partisse em sua busca religiosa, que foi motivada por uma preocupação existencial com a condição humana. Ele atingiu a iluminação durante uma meditação sob a árvore Bodhi, quando mudou seu nome para Buda, que quer dizer "iluminado". Com isso ele rejeitava qualquer possibilidade de ser tomado como um Deus, mas reafirmava a característica transcendente da sua vivência espiritual e do caminho de libertação que oferecia para os demais seres. Nesse sentido, o Buda exerceu um papel importante de democratização da religião que, até então, estava sujeita ao arbítrio da casta dos brâmanes.Para Sidarta Gautama não há intermediário entre a humanidade e o divino; deuses distantes também estão sujeitos ao carma em seus paraísos impermanentes. O Buda é apenas um exemplo, guia e mestre para os seres sencientes que devem trilhar o caminho por si próprios.
C. Quais são as quatro nobres verdades como cerne do budismo? A Natureza do Sofrimento (Dukkha): "Esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimentos; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento."[7][8] •